Jogos Tradicionais 

criado por Gabriel Gonçalves Freire

Colaboradores

Daniel Guerrini

BAFO

    Bafo é um jogo tradicional que possuí atualmente como forte aliado o espaço escolar para sua presença cultural e sobrevivência social. O jogo também é conhecido com jogo de Cartinhas, Bater cards, Bater figurinhas, Bafão, entre outras nomenclaturas. 

 

  Uma visita com mais atenção pelas escolas brasileiras, nos horários de intervalos/recreios, permite observar as crianças jogando, "batendo cartinhas". Isso, quando os adultos presentes na instituição permitem tal jogo, pois, é possível que em determinada escola a regra seja clara "Proibido bater cartinhas". 

       

     Corrobora-se com a afirmação de Mota da Silva (2018) que o jogo bafo ocorre na escola muitas vezes quando as crianças conseguem "burlar" regras que as impedem de levar para a instituição brinquedos de casa, pois, muitas vezes as cartas passam despercebidas aos olhos dos adultos. Para evitar possíveis práticas que fogem a regra estabelecida pela escola, é preciso criar um ambiente de diálogo com os estudantes sobre a vivência do jogo em cenário escolar, antes de proibir tal jogo. Discutir meios adequados para seu funcionamento.

       

     Nesse sentido o estudo de Santos de Souza (2013) indica caminhos possíveis de como dialogar com os estudantes e, juntos, traçar rotas e espaços para a prática do Bafo. 

    

Possível Origem

    Identificar a origem do jogo Bafo é quão difícil como conhecer a própria origem dos jogos com cartas, por exemplo, o próprio baralho. Farias (2005) aponta que provavelmente o baralho têm origem árabe, formado por quatro grupos de cartas numeradas de 1 a 10 e mais três cartas ilustradas, constituindo um total de 52 cartas. Entretanto,  outra hipótese levantada remete o aparecimento do baralho à China, juntamente com a invenção do papel no século X. Ou seja, estamos a procura da origem de algo que deve ter surgido no mínimo a mais de onze séculos atrás.

 

     Soares (2016) afirma que o jogo baralho chegou à Europa entre os séculos XIV e XV, em que as primeiras cartas fabricadas no continente seria de Tarô. 

    Assim, possivelmente decorrente das cartas de baralho utilizadas em diversos jogos ao longo da história, o jogo Bafo é praticado tradicionalmente com outros tipos de cartas ou figurinhas. Por isso, sua origem também tem haver, séculos mais tarde, com a própria origem de outras cartas e figurinhas, interlaçada com a criação dos tradicionais "álbuns de figurinhas" por volta dos anos 1950 pela empresa de chocolates e balas A Americana Ltda. 

 

 

      Atualmente, entre as cartinhas seladas para a prática estão aquelas oriundas de promoções de salgadinhos, chicletes, balas, álbuns de desenhos animados, de futebol (jogadores de clubes e seleções), personagens de cinema ou jogos eletrônicos, bandas musicais etc. Verifica-se que a maioria das cartinhas utilizadas fazem parte de edições colecionáveis ou até mesmo para a prática de outros tipos de jogos, contendo  habilidades próprias, por exemplo, ataque 12, defesa 21 etc.

 

       

 

 

 

 

 

       Deste modo, embora não se reconheça com exatidão a origem, o quando e quem criou o jogo de Bafo, evidentemente se valoriza a cultura infantil por ter mantido o jogo ao longo dos anos, com diferentes cards para se jogar.  

   

  

Organização do jogo: regras, formatos e objetivos

      Há distintas formas de se jogar, porém, a mais conhecida é aquela em que no mínimo dois jogadores, com suas cartas, decidem "batê-las", "selando-as" no chão, mesa, cadeira entre outros espaços e utilizam uma ou as duas mãos para virá-las do lado contrário. O número de jogadores varia de partida em partida. Assim, quando há mais de dois jogadores o formato tradicional é um círculo com as cartas/figurinhas no centro. O jogo termina quando todas as cartas são viradas.

        Além da variação da disposição dos jogadores ao redor das cartas/figurinhas, também existem dois tipos de partida mais conhecida entre os jogadores, uma em que o jogo é "avales - vales" e outra que é "abrinks - brinks". No jogo avales, as cartas seladas serão daqueles que conseguirem virá-las, ou seja, o jogador corre o risco de perdê-las ou ganhá-las. Ao contrário, na versão abrinks, não se corre o risco de perder as cartas seladas, pois, ao final da partida são devolvidas ao dono. 

       É no momento da prática que se percebe quão rica e variadas sãos as regras possíveis do jogo, pois, a todo o momento os jogadores decidem o que "vale" e o que "não vale". Geralmente as regras têm haver com as ações motoras permitidas ou não no momento de tentar virar as cartas. Muitas das regras são estabelecidas a partir de palavras ou frases ditas pelos jogadores, por exemplo:

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

    Por se tratar de um jogo tradicional, uma de suas características é mutação que o Bafo sofre de lugar para lugar. Assim,  as ações motoras e regras podem parecer as mesmas, porém, denominadas de outra forma, tornando-se uma manifestação cultural com distintos sentidos, signos e significados atribuídos pelos praticantes. Nesse sentido, é preciso que aqueles que nunca jogaram percorram um processo de alfabetização das terminologias, ações, regras e significados em volta das cartinhas que, em um primeiro momento, parecem não existir para quem o observa de fora. 

REFERÊNCIAS:

Imagem Background: Ivan Cruz

A Americana Ltda, 1950.