Jogos Tradicionais 

criado por Gabriel Gonçalves Freire

Colaboradores

Daniel Guerrini

Our Ministries

Nesse espaço apresentam-se vídeos sobre os jogos tradicionais. São filmes que representam a rica cultura desses jogos no Brasil, desde suas produções até em dicas de como jogar.

Bola de Gude

A bola de gude é um jogo tradicional que marcou a infância daqueles que jogavam essa manifestação cultural. Alguns canais do TouTube como o "Canal Marajá" e o "Danilo Crespo" apresentam, em alguns de seus vídeos, como se joga bola de gude, contribuindo para que aqueles que nunca jogaram aprendam e trazendo uma certa nostalgia para aqueles que outrora adoravam jogar.

  No primeiro vídeo o canal  "Okay Pessoal" vai até uma fábrica para mostrar como ocorre o processo de produção das bolinhas de gude. No segundo, o Canal Marajá ensina um dos possíveis jogos realizados com as bolinhas. 

Bets

O Bets é um daqueles jogos que ao longo dos anos passou por algumas modificações no que diz respeito aos materiais utilizados para se jogar. Se antes uma latinha de óleo, uma bola de pano e os cabos de vassouras eram os materiais utilizados, atualmente algumas empresas produzem os materiais específicos que compõem o jogo. O vídeo do canal "Mutimídia SEED" aborda um pouca dessa questão além de ensinar algumas regras do bets.

Amarelinha

A Amarelinha é um dos jogos mais difundidos pelo mundo. É comum observá-las no chão dos espaços públicos como os pátios das escolas e praças das cidades. Trata-se de um jogo que pode ser ensinado desde a mais nova idade. Uma das formas de se ensinar a  amarelinha é a utilização de vídeos criados pelos próprios jogadores em seu ambiente de prática mais primitivo, a rua. O vídeo ao lado do canal do YouTube "Fabia Lopes" apresenta os passos desse jogo. 

Bugalha

A Bugalha (ou Cinco Marias como também é conhecida) é um dos jogos mais antigos da humanidade, vivenciado antigamente com ossos de animais. Sem dúvida é uma manifestação cultural que está enfraquecida socialmente na atualidade. Para não cair no esquecimento e desconhecimento das novas e futuras gerações, é um jogo que precisa ser ensinado urgentemente. Os vídeos ao lado colaboram com a manutenção das bugalhas, em que o primeiro do canal no YouTube "Pedro Trindade" ensina algumas regras e fases (movimentos) do jogo e o segundo, do canal "Gabi Castro" apresenta como elaborar as próprias pedrinhas.

Bola Queimada

Assim como os jogos da amarelinha, pega pega, esconde esconde, a Bola Queimada (Queimada ou Caçador) é bastante conhecida e difundia por todo o mundo. Atualmente as escola de educação básica têm favorecido o ensino e aprendizado do jogo.  Os vídeos ao lado apresentam algumas variações de como a bola queimada pode ser realizada. No primeiro vídeo do canal no YouTube "D Flash" ensina a variação dos quatro lados. O segundo vídeo do canal "Mandy 182" apresenta outras varições. Vale apena conferir para aprender novas possibilidades desse jogo. 

Pique Bandeira

Quando a rua era espaço privilegiado para os jogos tradicionais, o Pique Bandeira era um dos jogos mais praticados pela criançada. Bastavam dois galhos de árvore e uma pedra de tijolo que o jogo estava "armado". O vídeo do canal "Physis 4" ensina como esse jogo é conhecido e vivenciado. É importante que os jogadores inovem com outras propostas de implementação/modificação do pique bandeira a partir dessa ensinada no filme.  

Elástico

Como a bugalha, o jogo tradicional do Elástico por se configurar com fases em que os jogadores realizam movimentos específicos, a falta de ensino nos últimos anos tem levado ao esquecimento. É comum o jogo ser vivenciado sem o cumprimento de uma sequência de fases (movimentos) a ser seguida. O canal "Educar para Crescer" mostra algumas fases para os iniciantes desse jogo. Entretanto, outras fases devem ser ensinadas e registradas para que novos jogadores as conheçam. A sala de aula como espaço propício e os estudantes como atores sociais, são elementos importantes na preservação desse jogo. Por isso incentiva-se vídeos dessa natureza.

Ioiô

O jogo do Ioiô se diferencia de outros jogos tradicionais pela possibilidade da participação em campeonatos. É um jogo que requer a aprendizagem e o domínio das manobras que o compõe. Alegra-se pela quantidade de vídeos no YouTube que disseminam informações sobre o jogo do ioiô. O canal "Yoyo York" é um dos canais que mais colabora com a manutenção desse jogo atualmente. O vídeo ao lado do canal ensina as sete manobras mais conhecidas e solicitadas nos campeonatos.  

Pião

Assim como o ioiô, o jogo do Pião também é diferenciado pela oportunidade dos jogadores participarem de competições, o que ajuda o registro das manobras que integram essa manifestação cultural. O canal "ioiofenix" é um dos canais que mais colabora com a manutenção desse jogo atualmente (inclusive do jogo ioiô como o próprio nome do cala sugere). O vídeo ao lado ensina uma das manobras mais conhecidas entre os jogadores, o "foguete". Vale a pena conferir não só esse vídeo, mas também as demais manobras em outros vídeos no canal.  

Estrela Nova Cela

Estrela Nova Cela ou Pula Carniça é um jogo tradicional, assim como o elástico, que atualmente se encontra enfraquecido socialmente. Isso pode ser verificado na pequena quantidade de vídeos sobre o jogo em relação as suas regras e fases. No vídeo ao lado do canal "tayla heinig" é possível ver a prática do jogo, porém, apenas com o movimento básico de pular a cela. De fato, há necessidade de vídeos que apresentem os movimentos (fases) e as regras do jogo para fortalecê-lo novamente. 

Sirumba

Sirumba também é um jogo tradicional que possui poucos registros audiovisuais, o que dificulta a sua disseminação na sociedade contemporânea. O vídeo ao lado do canal "Lieser Mendonça" volta as raízes dos jogos tradicionais quando a rua é utilizada como espaço de jogo e as crianças como atores sociais inseridos com essa cultura. Também, há urgência por vídeos que ensinem como jogar a sirumba. 

Pipas

Com o crescente acesso e utilização de sites para a disponibilização e divulgação de filmes como o YouTube, muitos "pipeiros" têm produzido vídeos  erguendo suas pipas e ensinando outras pessoas a também se envolverem com essa manifestação cultural. Destacamos os canais do YouTube "Diamante Pipas", "Alexandre Dom", "Digo do Rélo" e "Pipa Combate", entre outros, como espaços que colaboram com a divulgação das pipas Brasil à fora com seus vídeos.

 O primeiro vídeo (Diamante Pipas), apresenta algumas formas de comunicação inerente ao jogo de pipa. São palavras que possuem significados dentro do universo dos pipeiros que vale a pena conhecer. O segundo vídeo (Alexandre Dom), mostra como elaborar uma pipa gigante passo a passo, desde os materiais utilizados até no seu formato.

  A utilização de câmeras de vídeos para registrar os jogos se apresentam como recursos importantes na preservação das manifestações culturais que compõem os jogos tradicionais.