Jogos Tradicionais 

criado por Gabriel Gonçalves Freire

Colaboradores

Daniel Guerrini

Os jogos tradicionais chamam atenção de vários artistas em todo o mundo. Com a arte de pintar, esculpir, desenhar, criam obras sobre o mundo infantil. Destacam-se algumas obras e artistas nesse espaço. 

Pieter Bruegel (1525/1530-1569) é considerado um grande artista flamengo, produzindo quadros que retratam a vida camponesa no século XVI. A temática popular é forte em seu trabalho e, embora, seus quadros expandissem retratos para além dos jogos tradicionais, é de sua autoria a obra "Jogos Infantis" de 1560, considerada uma das melhores sobre o tema. Nela é possível verificar 83 jogos diferentes vivenciados na época, evidenciando que os jogos tradicionais são manifestações culturais presentes no cotidiano social a muito tempo. Escolhemos esse quadro para ser fundo de tela nesse espaço.

 

Clicando no botão ao lado (Pieter Bruegel) é possível verificar uma breve análise elaborado por Felipe Pimenta de algumas pinturas de Bruegel.

Candido Portinari (1903-1962) é reconhecido mundialmente pelo seu trabalho. Assumindo o Homem como temática essencial, produziu obras significativas sobre a sociedade, engajando-se conscientemente na vida política e cultural no Brasil. Contribui com a preservação cultural dos jogos tradicionais ao retratar algumas manifestações dessa natureza. Abaixo destacam-se algumas obras elaborados por Portinari com a temática infância e jogos.

Clicando no botão (Candito Portinari) você será remetido ao site do Projeto Portinari que resguarda suas obras e informações sobre o artista.

Menino com Estilingue, 1947

Meninos no Balanço, 1960

Cambalhota, 1958

Meninos Soltando Pipas, 1947

Menino com Pião, 1947

Moleques Pulando Cela, 1958

Futebol, 1935

Palhacinhos na Gangorra, 1957

Roda Infantil, 1932

Nascido em 1947 no Rio de Janeiro, o artista plástico Ivam Cruz possui várias pinturas e esculturas a respeito dos jogos tradicionais. São obras que retratam sua infância e permite um sentimento de nostalgia para ele quanto para os admiradores que jogavam na infância. Abaixo algumas pinturas e esculturas de Ivan.

Clicando no botão (Ivan Cruz) verifica-se o site brincadeiras de criança que mostra informações sobre o artista e suas obras.

Bola de Gude, 2004

Soltando Pipa IV, 2005

Amarelinha e Boneca

Ciranda II, 2005

Rodando Pião III, 2004

Pique Esconde

Rodando IÔ-IÔ II, 2004

Pulando Carniça III, 2004

Bambolê

Pulando Corda

Jogando Triângulo

Rodando Pião