Jogos Tradicionais 

criado por Gabriel Gonçalves Freire

Colaboradores

Daniel Guerrini

IOIÔ

Entre os jogos tradicionais bastante vivenciados atualmente, mesmo com o surgimento e acesso aos jogos eletrônicos, é o Ioiô. Realizar os movimento básicos de lançar e puxar do jogo envolvem os jogadores e amantes dos ioiôs.

 

    O significado da palavra ioiô, que quer dizer “volte aqui”, representa bem dinâmica do jogo, ou seja, lança-se o brinquedo para baixo, alto ou para os lados direito e esquerdo, fazendo retornar  mão.

 

    O ioiô é um jogo tradicional que dificilmente é conhecido de outra forma no país, diferentemente de outros jogos dessa natureza que modificam suas nomenclaturas dependendo da região.

 

 

Possível Origem

 

      Quem criou o ioiô?

 

      A resposta para essa pergunta é um mistério, uma vez que por se tratar de uma manifestação cultural antiga, o jogo apresenta poucos registros de sua origem. O que se sabe é que faz tempo que as pessoas jogam ioiô no mundo todo.

 

     Expõem-se os ioiôs em vários museus, representando obras de diferentes civilizações, períodos históricos e culturas diversas.

 

      No museu antropológico de Merida (México), está exposto um ioiô datado de 700 a.C, supostamente do período Maya. E no museu Metropolitan de Nova York, encontra-se exposto um ioiô datado de 400 a.C. No museu Louvre (Paris), tem destaque uma pintura de Vigee-Leburn de 1789, que retrata o Rei Luis XVII da França, brincndo com seu ioiô, conhecido na época como “incroyable” ou “L`emigrette (SANTOS, 2009, p. 08).

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santos (2009) aponta outra curiosidade histórica sobre o ioiô, apresentando que em 1866 fez-se a primeira patente de origem estadunidense. Com a disseminação do jogo nos Estados Unidos, o ioiô chegou em outros países do continente americano, por meio de Alphonso Flores Mirafluentes, criando e comercializando o ioiô chamado de “Flores Yo-yo”.

 

 

Organização do jogo: regras, formatos e objetivos

 

     Basicamente o ioiô é um jogo de fases, compostas por manobras em que os jogadores devem executá-las para avançar. Pode ser realizado individualmente (cada um por si, como a amarelinha, jogo do elástico, cinco marias etc.), o que ocorre na maioria das vezes, ou se pode competir entre equipes.

 

     As fases (manobras) diferem de acordo com o contexto no qual o jogo é vivenciado. Porém, algumas são conhecidas em várias regiões, contendo às vezes, o mesmo nome. Destacam-se entre elas:

 

Donio (Dorminhoco): Quando se joga o ioiô para baixo e o mesmo fica rolando, com um toque do dedo ele sobre enrolando (SANTOS, 2012, p. 122). 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cachorrinho Passeando: Quando se joga o ioiô para baixo e deixa rodar no chão. com pequeno deslocamento, como se segurasse um cachorro pela coleira (SANTOS, 2012, p. 122). 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meia Volta: Estende-se o braço para o lado e lança-se o ioiô, que deve fazer um balanço para a direita e para esquerda (SANTOS, 2012, p. 122). 

 

 

 

 

 

 

 

 

Balanço: Segura-se o cordão, forma-se um triângulo e o balanço como um pêndulo (SANTOS, 2012, p. 122). 

 

 

 

 

 

 

 

 

Catarata: Lança-se o ioiô para frente e depois para baixo (SANTOS, 2012, p. 122). 

 

 

 

 

 

 

 

Trevo: Lança-se o ioiô três vezes, uma para cima, uma para o meio e depois para baixo, segurando-o no final (SANTOS, 2012, p. 122). 

 

 

 

 

 

 

 

Volta ao Mundo: Lança-se o ioiô e faz-se um giro com ele de 360° (SANTOS, 2012, p. 122).

 

 

 

 

 

 

Cachorrinho Pulando a Cerca: Lança-se o ioiô e com um toque passa ele por cima do braço com um toque, segurando-o ao fim. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltas e Voltas: Lança-se o ioiô para frente, retorna-o na direção do peito fazendo  ele dar uma volta. repete-se esse  movimento o quanto conseguir. 

 

 

 

    As manobras são diversas, pois em cada contexto os jogadores além de realizar as mais conhecidas também elaboram novas. Incetiva-se que os jogadores criem manobras para que os outros consigam completá-las. 

 

   Alguns canais no Youtube se destacam pela produção de vídeos que ensinam e divulgam algumas manobras. Entre os canais em destaque, encontram-se o "ioiofenix", "Jornal Cidade" e "Manobras com yoyo York". Nesses canais, pode-se aprender uma variedade de manobras, inclusive utilizadas em alguns campeonatos de ioiô.

    Além de vídeos a respeito de manobras, os canais também apresentam alguns "macetes" de como manusear o brinquedo, desde o enrolar da linha até em que tipo de ioiô utilizar.

 

   Também destacam-se om sitem "portaldoioio.com.br" e "www.yunes.com" que apresentas informações significativas sobre o jogo do ioiô. É importante a criação de mais sites sobre o ioiô e outros jogos tradicionais para que o conhecimento produzido a partir deles sejam divulgados para um maior público possível.  

       Sobre os tipos de ioiôs que podem ser utilizados e adquiridos, encontram-se no site portaldoioio, os estilos: 

Estilo Livre (Frestyle)

 Estilo Clássico (Classic Style)

Estilo Infantil 

 

 

 

Estilo Descontinuado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Apesar da variedade em estilos de ioiôs, é importante que cada jogador descubra qual lhe agrada durante as manobras. Se antigamente os ioiôs eram feitos de madeira, atualmente, há uma abundância de materiais na fabricação dos brinquedos (desde o plástico se popularizando no inicio dos anos 1920 até os metais atualmente). 

REFERÊNCIAS:

 

SANTOS, Gisele F. de L. Origem dos Jogos Populares: em busca do “elo perdido”. IV Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar (CONPEF). Londrina: UEL, 2009

 

______. Jogos Tradicionais e a Educação Física. Londrina: EDUEL, 2012.

Imagens:

1) Google.com.br/imagens

2) Canal do Youtube "Manobras com yoyo York"

3) Canal do Youtube "Jornal Cidade"

4) Cana do Youtube "ioiofenix"

Vigee-Leburn - 1789